Prefeitura reduz gastos com combustÃveis em mais de 200 mil reais em Itabuna
A política de austeridade e controle nos gastos públicos determinada pelo prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, já aponta resultados significativos em economia para os cofres públicos do Município. Passados apenas 40 dias da atual administração, um dos setores que registrou saldo positivo foi o Departamento de Controle Operacional de Transportes da Secretaria Municipal de Administração, que reduziu em mais de R$ 200 mil os gastos com a aquisição de combustíveis.
Segundo o diretor do Departamento, Eric Cruz da Silveira, no governo passado mensalmente eram gastos mais de R$ 280 mil com a compra de gasolina, óleo diesel e óleos lubrificantes. Ele diz não compreender o porquê desses valores terem se mantido até o final do governo, em dezembro passado, já que 80% da frota mecânica e de veículos utilitários da Prefeitura foi encontrada toda sucateada em janeiro, mês onde o atual governo gastou apenas R$ 67.646 com a aquisição de combustíveis.
“Antes mesmo do início do governo, quando ainda estávamos em processo de transição, já tínhamos conhecimento que apenas 20% dos 143 veículos que integram a frota se mantinham em condição de uso”, argumenta Eric da Silveira. O diretor ressalta que com base em estudos técnicos, mesmo que toda a frota volte a funcionar plenamente nos próximos meses, como prevê o governo, ainda será possível manter uma economia mensal de 60% nos gastos com combustíveis.
Para tanto é necessário o controle diário desde o abastecimento até a quilometragem de cada veículo em serviço. “O gerenciamento da frota e dos gastos públicos para sua manutenção exige, além da racionalização do uso, um constante acompanhamento e auditoria de todo o processo. Neste sentido, estaremos empenhados para que haja economia e transparência”, frisou o diretor Eric da Silveira.
Recuperação da Frota - Cerca de 80% da frota de veículos da Prefeitura foram encontrados com necessidade emergencial de conserto. Eric da Silveira revela que, passados os primeiros 40 dias de governo, 78 veículos já estão em pleno funcionamento, inclusive máquinas pesadas e viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192). Quanto ao restante dos veículos em desuso, o diretor de Controle Operacional da Administração revela que está sendo feito orçamento para compra de peças de reposição e de materiais de reparos.
Dentre as máquinas pesadas, Eric destaca uma Patrol com menos de quatro anos de uso, que atualmente custa R$ 1 milhão no mercado e que há meses está parada na oficina. Para que volte a funcionar são necessários apenas R$ 67.742,00. Cita ainda outro exemplo de uma Pá-Carregadeira, que atualmente custa em torno de R$ 1,2 milhão, mas que para voltar a funcionar exigem gastos de R$ 30 mil.
“Nós percebemos que houve certo descaso na conservação dos equipamentos pesados da Prefeitura, inclusive, máquinas imprescindíveis para serviços de manutenção e recuperação de estradas vicinais e vias urbanas, que foram abandonadas”, afirma Eric. Quanto à parte da frota sem condições de recuperação, o diretor adianta que será sugerido à secretária de Administração, Mariana Alcântara, que promova estudos e avaliações para ser descartada em leilão como sucata e o dinheiro arrecadado investido na compra de veículos novos.
Um total de 31 veículos inservíveis para a administração municipal está nesta condição, inclusive o ônibus funerário que servia a população mais carente no acompanhamento do féretro de entes queridos ao cemitério. Por último, Eric da Silveira acrescenta que para atender satisfatoriamente as necessidades das secretarias seriam necessários outros 70 veículos, entre funcionais e de grande porte.